Associação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis - AMA

A AMAAssociação Comunitária Amigos do Meio Ambiente para a Ecologia, o Desenvolvimento e o Turismo Sustentáveis foi fundada em 1998, em Garopaba (SC). Nosso foco é conciliar as atividades humanas com a proteção e a preservação do meio ambiente e atuar nas perspectivas educativa, cultural, técnico-científica e filantrópica, abrangendo prioritariamente a Zona Costeira de Santa Catarina. Para “plantar essa idéia” defendemos as premissas ético-normativas do conceito de Ecodesenvolvimento, sendo estas: a prudência ecológica, a equidade social, a valorização do saber tradicional e uma economia mais inclusiva .

Nossa equipe é composta, dentre outros apoiadores, por profissionais da área da Antropologia, Sociologia, História, Geologia, Oceanografia, Biologia, Agronomia, Artes e Administração.

 

Elencamos nossas atividades e serviços ainda em curso:

1- AÇÕES DE CUNHO SÓCIO-POLÍTICO E COMUNICATIVO;

 

- Membro do Conselho de Meio Ambiente de Garopaba (CONDEMA) em todas as gestões desde a fundação em 2005, do Conselho Gestor da APA da Baleia Franca e do Núcleo Gestor do Plano Diretor Municipal entre os anos 2006 e 2010.

-Participação em audiências públicas que tratam da administração municipal em Garopaba, Imbituba e Paulo Lopes, membro do Fórum da Agenda 21 da Lagoa de Ibiraquera, participando das reuniões e neste âmbito, utilizando metodologias participativas, divulgamos tecnologias sociais de baixo custo para o tratamento de efluentes domésticos (zona de raízes) e cisternas nos centro comunitário de Ibiraquera-CCI e na E. B. M. Justina da Conceição Silva, em 2010.

- Realização de um programa na rádio comunitária de Garopaba 93.8 FM quinzenal às segundas-feiras dás 15:00 às 15:20 h. Com assuntos relacionados à informações de utilidade pública, como a divulgação dos trabalhos do Projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável (DTS), trabalhos acadêmicos feitos sobre a região, sobre a conservação do meio natural e cultural e entrevistas diversas.

- Comunicação das agressões aos ambientes naturais aos órgãos competentes. Sendo co-autora, em 2010, junto a outras organizações não governamentais, em Ação Civil Pública Nº 5000218-25.2010.404.7216 exigindo o cumprimento de legislação que protege banhados (áreas úmidas) e o impedimento de obras no local chamado Banhado do Rio do Cano (Palhocinha) em Garopaba, SC.

 

2- CONSULTORIAS E ACÕES DE CUNHO EDUCATIVO;

Programa Pátios Ecológicos de Educação Ambiental nas Escolas de Paulo Lopes/SC, está sendo realizado ao longo dos anos de 2010 e 2011 em uma parceria entre Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e Associação Fundo Vira Lata, ambas sediadas em Garopaba (SC). Este programa é fruto de um convênio com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina - SDS, através da SDR Laguna. Objetivamos colaborar para a efetivação das políticas públicas de Educação Ambiental no município de Paulo Lopes, SC.www.patiosecologicos.blogspot.com
Participação no projeto de Desenvolvimento Territorial Sustentável, na realização do Laboratório Territorial realizado no litoral Centro- Sul em 2009 e no Centro-Norte em 2010, em parceria com o RIMISP (Centro Latino Americano para el Desarrollo Rural - Chile) neste projeto interinstitucional que envolve a SEAP a EPAGRI - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, além da assessoria de pesquisadores vinculados à UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), CIRAD (Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - França) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
- Realização do Programa Trilhas Ecológicas que promove a educação ambiental junto ao público escolar de Paulo Lopes percorrendo trilhas da (RPPN) Reserva Particular do Patrimônio Natural Passarim nos anos de 2007, 2008 e 2010. Nossa proposta é realizar atividades com todos os alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio das escolas do município de Paulo Lopes (inclusive da Escola APAE), que congregam um público alvo de 1.624 alunos e 109 professores. https://www.reservapassarim.org/ong.php
- Consultoria no Projeto Escola Amiga do Ambiente - Mostra Prof. José Lutzenberger – Mostra Lutz – onde atua desde 2001 junto às escolas do Município de Garopaba através de uma bem-sucedida parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, o Projeto Ambiental Gaia Village, a Fundação Gaia e AMA. Em uma rede de 24 escolas, 3.500 alunos e 180 professores, busca-se transformar a comunidade em um ambiente mais saudável e socialmente justo, onde todos aprendem e ensinam ao mesmo tempo, com base em soluções simples e criativas que estimulam mudanças de atitudes e colaboram com a conservação do meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. A AMA tem participado com consultorias às escolas e capacitação de professores. https://gaianarede.blogspot.com/
- Atividades relacionadas a  preservação, SOS Lagoa das Capivaras(Garopaba), desde 2000 até atualmente: realização de seminário de apresentação dos estudos completos sobre a área do entorno da Lagoa em parceria com a UNESC- Universidade do extremo sul de Santa Catarina com a UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí, e do IPAT- Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas que vem monitorando a qualidade físico-Químico da água e dos sedimentos, e trabalho em mutirões de limpeza da lagoa com a ajuda da comunidade em geral e com mais de 30 empresários locais.
Trabalhos educativos voltados para a gestão dos resíduos sólidos, desde 2000 até os dias atuais como a apresentação de vídeos, distribuição de panfletos educativos principalmente sobre a separação do lixo seco do orgânico para todas as escolas municipais e Estaduais de Garopaba e da comunidade vizinha de Imbituba.
-Participação na implantação da Empresa Recicladora de Resíduos Domésticos e Industriais de Garopaba – Resamb assim como da campanha que culminou no fechamento do lixão a céu aberto, coleta de orgânicos e compostagem, além de atividades no plantio de mudas em áreas da cidade.

Segue também a relação de atividades mais pontuais realizadas pela AMA nos seus primeiros anos de existência:

-Mutirões de limpeza das praias de Garopaba e Siriú desde 1995.
-I Gincana Ecológica de Garopaba, em parceria com a ACIG e Prefeitura Municipal de Garopaba, 1995.
-Criação de uma Feira Ecológica e da Feira do Cacareco, 1998.
-Distribuição de mudas de plantas nativas durante a Semana do Meio Ambiente desde 1997.
-Realização do I Fórum de Educação Ambiental e Coleta Seletiva de Lixo Cidade de Garopaba, 2000.
-Programa de educação ambiental nas escolas da rede municipal e estadual com palestras, vídeos e atividades de campo, com visitas ao lixão e caminhadas a ambientes naturais, 2000, 2001 e 2002.
-Programa de Coleta Seletiva do lixo seco (Projeto Caiçara) em parceria com a ACIG e produzimos panfletos contendo dicas sobre como separar o lixo seco do orgânico, 2000 e 2001.
-Organização da Semana do Meio Ambiente em parceria com a Fundação Gaia, em 2001 e 2002.
-Participação no I Fórum Social de Porto Alegre/RS, em debates e oficinas ligadas ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e rádios comunitárias.
-Em parceria com a Fundação Gaia, de Porto Alegre, organizamos a , no ano de 2002:
        Cursos de Capacitação de Multiplicadores em Educação Ambiental ministrado pela neozelandesa Robina MacCurdy para professores da       rede municipal e estadual de Garopaba.
        Implantação da horta na Escola Municipal Pinguirito, com capacitação de professores em educação ambiental.
        Cursos: Introdução à Permacultura: Projetando Sistemas de Produção Orgância Auto-Sustentável e Agrofloresta; Ecovilas: Fundamentos e -Apoio e Consultoria Mostra Professor José Antônio Kroeff Lutzenberger (Mostra Lutz) de 2002 a 2012.

   Práticas.

- Participação dos Seminários de Implantação do Parque Estadual Serra do Tabuleiro, 2002, 2003.
- Organização de encontros de produtores orgânicos de Garopaba e região, 2002.

- Apoio ao III Congresso Brasileiro de Agroecologia- III Seminário Estadual de Agroecologia realizado em Florianópolis em 2003.
- Apoio ao Laboratório Territorial realizado em Garopaba em Parceria com a EPAGRI em 2009.
- Apoio ao Fórum Intercontinental de Desenvolvimento Territorial Sustentável, Balneário Camboriú em 2011.
- Realização de mutirões de limpeza em todas as praias de Garopaba no Dia Mundial de Limpeza das Praias, 19 de setembro de 2011.

- Programa de Educação Ambiental "Pátios Ecológicos".2010-2013.

- Programa Mirim de Monitoramento da Zona Costeira de Garopaba 2012-2013.